Recordar...

A Psicanálise se deve, em sua origem, à busca pela recordação da cena traumática. A partir das experiências com a supervisão de Breuer, Freud descobre que a teoria, por Breuer denominada de Método Catártico, funciona. Mas não cura! Por meio de vivências que permitam nossa aproximação dos fatos que desencadearam uma ab-reação, o sujeito é levado por seu trerapeuta a vivenciar as emoções que tanto machucam. Recordar para ressignificar...parecia sedutor, como foi a cocaina, em seus experimentos psicanalíticos.


" Nesses tratamentos hipnóticos, o processo de recordar assumia forma muito simples. O paciente colocava-se de volta numa situação anterior, que parecia nunca confundir com a atual, e fornecia um relato dos processos mentais a ela pertencentes, na medida em que permaneciam normais; acrescentava então a isso tudo o que podia surgir como resultado da transformação dos processos, que na época haviam sido inconscientes, em conscientes "


No entanto, o inicio da psicanálise, não constitue psicanálise. Um passo dado, mas que exige do psicanalista um passo a frente.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Neurose é uma imbecilidade?

"Fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes". Einstein definia assim a imbecilidade. No entanto, a neurose nada mais é do que agir dessa forma.