Quem é o Psicanalista?

O psicanalista é o profissional que possui uma formação em psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseado nas associações livres e na transferência.

 

Para as instituições formadoras, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior.

A Formação do Analista

"A formação do analista é, então, questão na qual o candidato deve implicar-se inteira e subjetivamente de forma a manter a coerência analítica em todas as suas etapas. Não seria possível imaginá-la diversa em nenhum dos três pilares que a sustentam, a saber: a formação teórica, a análise pessoal e a supervisão da experiência clínica. Retirar a responsabilidade subjetiva de qualquer um desses apoios, seria propor uma formação analítica em profundo desacordo com a essência da psicanálise." 

Os Requisitos da Formação

São três os requisitos para a formação de um psicanalista:

a) O estudo teórico dos conceitos psicanalíticos propostos por Sigmund Freud, e revisados por Jacques Lacan, no movimento chamado de 'retorno a Freud'. 

 

b) Exigência de que todo candidato passe por uma análise pessoal, por tempo indeterminado, de acordo com a singularidade de cada um. 

c) A supervisão

 

Av. Madre Leônia Milito, 1377 Sala 810 - Jardim Guanabara - Londrina /PR - 

percursopsicanalitico@gmail.com

(43) 99140-5080